terça-feira, 18 de outubro de 2011

Blog Defesa do consumidor de arte

Exposição BUUU! – Joelson Bugila
Iniciamos este blog em especial para defesa dos trabalhos do artista Joelson Bugila. Há alguns meses Bugila esteve com a exposição BUUU! em Criciúma, alguns cartazes foram colados pela cidade com imagens dos trabalhos do artista. Para os que se interessaram e foram até a exposição que ficou cerca de um mês na Fundação Cultural de Criciúma, puderam entender o proposito destes trabalhos por base nos estudos e produções em arte realizados pelo Bugila durante alguns anos. 
Porém, estes cartazes desde seu primeiro surgimento geraram criticas. Ok, a arte tem destas coisas, de causar estranhamento e impacto. Este também era um dos propósitos do artista. Entre tanto, as reclamações foram tantas, que estão querendo cobrar multa da fundação cultural por esta ação. A reflexão que queremos fazer é: Porque um trabalho de arte que tem apoio cultural da Funarte gerou tanto atrito na comunidade criciumense e os cartazes de "fexxtas", "baladas", "bandas", "taxi", "lojas", entre outros, nunca foram tão reclamados quanto e estão por ai há anos?



Para fundamentar este manifesto, usamos a citação do Bugila publicada hoje no site Engeplus:
Não somos pessoas que saem por aí colando qualquer coisa, estudamos pra isso, e gastamos nosso dinheiro em especialização/curso/viagens... Isso é pensando por seres humanos, com ideais de uma sociedade mais justa, mais culta. Este projeto de mídia nacional, tem total apoio ao órgão mais importante da arte no Brasil que é a Fundação Nacional de Artes (Funarte). 
Pensem na sociedade que vivemos, principalmente a sociedade criciumense. Pensem também no que agrega os cartaz de eventos e no que agrega um cartaz artístico. Será que a temática explorada pelo artista não seria o motivo de tanta reclamação? Talvez mais valorizada que a distribuição dos cartazes por ai. Se este for o caso ou parte da porcentagem destas reclamações, posso afirmar que isto é preconceito. Reflexo de uma sociedade de mente fechada que não tem nem coragem pra assumir o próprio preconceito, e usa uma desculpa tão sem fundamentos quanto a da poluição visual. Lembrando também que a liberdade de expressão tem que ser respeitada. 

Ainda lembro, que os cartazes de festas que encontramos por ai, incentivam o consumo de bebidas alcoólicas. Amigos, álcool e cigarro também são drogas. Porém são legais. Mas não queremos depredar os cartazes de festas aqui, estamos apenas fazendo um comparativo. 



A solução deste problema seria a regularização dos cartazes (todos eles) e não o descartamento dos mesmos. Também achamos muito importante valorizar o artista regional, e não simplesmente reprimir tudo o que não nos agrada.

Este espaço será utilizado como um ambiente reflexivo e aberto. Serão publicadas imagens de cartazes, eventuais poluições visuais na cidade, e outras criticas que partem do reflexo gerado por discussões como esta.


Aqui o link da matéria Transtornos da poluição visual





Estendemos nossos braços ao artista Joelson e assinamos com orgulho a arte regional e criciumense.

Deise Pessi
Camila Nazário


#ArteParaTodos

Nenhum comentário:

Postar um comentário